Parque Nacional do Cabo Orange - Fauna e Flora

A fauna e a flora do Cabo Orange Por estar de frente para o Oceano Atlântico, o PNCO protege 200 quilômetros de um dos mais importantes e frágeis ecossistemas existentes, os manguezais, que funcionam como "berçários" para diversas espécies de crustáceos e peixes.


Seu excelente estado de conservação garante abrigo seguro e alimentos abundantes para a reprodução de muitas espécies de aves migratórias, répteis e mamíferos, muitos dos quais ameaçados de extinção em outras partes da Amazônia e do Brasil por causa da destruição de seus ambientes naturais.

É o caso de aves como o guará (Endocimus ruber), colhereiro (Platalea ajaja Linnaeus) e o flamingo (Phoenicopterus ruber), da tartaruga-verde (Chelonia mydas), da tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea)
e de mamíferos como o peixe-boi marinho (Trichechus manatus), o peixe-boi amazônico (Trichechus inunguis), a onça pintada (Panthera onca), a suçuarana (Puma concolor) e o veado-campeiro (Ozotocerus bezoarcticus). Por isso, o Parque Nacional do Cabo Orange tem como um de seus maiores atrativos a observação de animais, especialmente de aves.

O parque guarda igualmente uma flora diversificada, onde vicejam espécies como a siriúba (Avecennia nitida), o periquiteiro (Cochlospermum insigne), o buriti (Mauritia flexuosa), a andiroba (Carapa guianensis) e o açaí (Euterpe oleracea). Árvores de grande porte, como a maçaranduba (Manilkara huberi), acariquaras (Minquartia guianensis) e quarubas (Qualea sp), se destacam na paisagem do parque.

















0 comentários:

Postar um comentário

Blogroll

© 2008 Por *Templates para Você*