Ilha de Mosqueiro

“Moqueio” era um método utilizado pelos índios para a conservação de alimentos. No preparo para o “moqueio”, os índios faziam pequenos cortes no peixe, chamados pelos portugueses de “musqueia”. Dessas duas variações, vem o nome da nossa chamada Ilha de Mosqueiro, distrito administrativo a 70 quilômetros de Belém.Os primeiros povoadores colocaram a ilha como entreposto para a venda de pescado, porém, no final do século XIX, Mosqueiro se tornou um balneário de fim de semana para muitos estrangeiros que aqui se instalaram, em função da crescente e lucrativa extração da borracha.
A ilha foi sendo povoada por casarões imponentes, pertencentes às personalidades mais influentes da época, que iam nos finais de semana se banhar nas ondas doces de rio-mar oferecidas pela ilha.Todos que visitam a Ilha de Mosqueiro até hoje se encantam com sua beleza peculiar, porém, mais bonita ela era alguns anos atrás. Falo isso como experiência pessoal. Minha família, como muitas em Belém, possuía casa em Mosqueiro. Mas, em função do decadente abandono e depredação da ilha, se desfez do imóvel.Lembro-me bem de minha infância, quando podíamos sair despreocupadamente pela praia, sem medo de cortar o pé em garrafas, ou detritos jogados por pessoas inescrupulosas, e podíamos nos banhar sem medo de pegar qualquer tipo de infecção, e curtir o que de melhor a natureza tinha para nos oferecer.
Isso sem falar no abandono social, com constantes assaltos as casas, estando elas vazias ou ocupadas, e a destruição de patrimônio histórico pertencente à ilha.Não quero criticar qualquer administração, nem fazer média com ninguém, porém, Mosqueiro há muito deixou de ser o que era há anos. Suas praias estão poluídas por esgotos, e pelo lixo deixado por quem tanto a freqüentou. A culpa não cai somente sobre os órgãos governamentais, mas sobre a própria população que não soube zelar pelas belezas naturais oferecidas por Mosqueiro.
Mas ainda há tempo de tomar atitudes que ajudem a revitalizar a Ilha de Mosqueiro, atitudes que começam simplesmente por cada um de nós, freqüentadores, turistas, cidadãos. Preocupados em zelar por algo tão belo e único, destinados não só a nós, mas às gerações futuras. Mosqueiro possui lindas praias de água doce com ondas de até um metro de altura! Cuidar para não perder, que esse seja nosso lema! Para quem quiser conhecer nossas praias de rio-mar, rodeadas do verde da Amazônia, a Ilha de Mosqueiro é e sempre será a melhor pedida!
Thais Resque

0 comentários:

Postar um comentário

Blogroll

© 2008 Por *Templates para Você*